2024-07-12 HaiPress
Aulas serão na sede da associação de moradores do bairro — Foto: Divulgação/Leonardo Simplício
GERADO EM: 12/07/2024 - 05:04
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Estão abertas as inscrições para o novo núcleo do Espaço Cultural da Grota (ECG),um projeto social de inclusão pela música que agora chega à Ilha da Conceição,na Zona Norte de Niterói. O novo espaço oferecerá aulas gratuitas de flauta doce e funcionará na sede da associação de moradores do bairro,que cedeu o local para as atividades.
Lixo transformado em arte: Exposição que tem como carro-chefe bondinho de Santa Teresa estilizado marca aniversário de centro cultural da ComlurbPara curtir: Colônias de férias de Niterói estão com inscrições abertas; veja programação
As inscrições podem ser realizadas on-line. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Grota (www.grota.org.br) ou pelo link na bio da página da Orquestra da Grota no Instagram (@orquestradagrota). As vagas são limitadas,40 ao todo,e prioritárias para estudantes da rede pública e moradores da Ilha da Conceição,com idade a partir de 8 anos. A previsão inicial é que aulas comecem no próximo dia 29,com atividades sempre às segundas-feiras,às 9h; e às sextas-feiras,às 14h.
Com o início das atividades na Ilha da Conceição,o Espaço Cultural da Grota passará a contar com dez núcleos distribuídos por Niterói,São Gonçalo,Itaboraí e Nova Friburgo,atendendo cerca de mil alunos anualmente. As aulas gratuitas abrangem iniciação musical,reforço escolar,diversos instrumentos musicais e um curso pré-vestibular ministrado por professores voluntários.
Além das aulas,o ECG mantém grupos profissionais como a Orquestra da Grota e o conjunto de flautas O Som Doce da Grota,além de vários grupos musicais formados por estudantes de níveis avançado,intermediário e iniciante.
— Estamos muito felizes com a ampliação das atividades do Espaço Cultural da Grota,com a abertura desse novo núcleo. Queremos agradecer aos nossos patrocinadores e à Associação de Moradores da Ilha da Conceição,que gentilmente nos cedeu o novo espaço— afirma a professora Lenora Mendes,coordenadora do ECG e uma das fundadoras do projeto.
Ao longo dos anos,a Orquestra da Grota ganhou reconhecimento e apoio,incluindo prêmios e convites para apresentações internacionais. Em 2006,alguns membros da orquestra representaram o projeto em um evento beneficente em Nova York. Em 2008,a orquestra fez uma turnê pela América Central a convite do Itamaraty,com apresentações em Panamá,Costa Rica,El Salvador,Nicarágua e Belize.
Além das notas musicais,recentemente um grupo de professores voluntários se ofereceu para iniciar um curso pré-vestibular na sede da Grota,em São Francisco,resgatando o propósito original do projeto fundado pela professora Otávia Paes Selles,que na década de 1980 oferecia aulas de reforço escolar para crianças da comunidade.