Casa modelo de negócio Produtos de Tecnologia Jogo ao vivo Hotéis próximos Notícias de atualidades diretriz de viagem Entretenimento Moda Vida Carro Educação Imobiliária Finanças Inteligente Pai-filho Saúde Educação Física Comida

É possível evitar pelos encravados? Dermatologistas explicam

2024-08-20 HaiPress

Há como evitar os pelos encravados — Foto: Joyce Lee/ The New York Times

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/08/2024 - 04:30

"Prevenção e tratamento de pelos encravados: dicas de dermatologistas"

Dermatologistas explicam como prevenir e tratar pelos encravados,com ênfase na depilação adequada e cuidados pós-remoção. Dicas incluem evitar lâminas,limpeza da pele e uso de produtos específicos. Em casos graves,buscar ajuda médica é essencial para tratamentos como antibióticos ou métodos de remoção permanentes.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

P: Eu tenho pelos encravados toda vez que faço a depilação. Como posso me livrar deles?

É um problema comum: a pele recém-depilada,com cera ou pinça,parece lisa e sem pelos — até que surgem caroços semelhantes a espinhas alguns dias depois.

De irritabilidade a insônia: Conheça os sinais que seu corpo emite pela falta de sexoMpox: nova cepa é até 10 vezes mais letal; entenda

Os pelos encravados podem ocorrer em qualquer parte da pele,mas normalmente aparecem em áreas onde são removidos os pelos,como na barba,na região pubiana,nas pernas e nas axilas,descreve Elizabeth Bahar Houshmand,uma dermatologista de Dallas.

Eles geralmente parecem caroços elevados vermelhos ou da cor da pele,às vezes com pelos ou pus por dentro,disse. Amy K. Bieber,dermatologista do N.Y.U. Langone Health. Podem ser um problema persistente para alguns. No entanto,a boa notícia é que existem maneiras eficazes de preveni-los.

O que causa pelos encravados?

Os pelos crescem a partir de um folículo profundo na pele,detalha Paradi Mirmirani,dermatologista da Kaiser Permanente,em Vallejo,na Califórnia.

Mpox: Antiviral não é eficaz contra variante mais perigosa,diz estudo

A depilação com lâmina é mais provável de causar pelos encravados do que com cera ou pinça. Isso porque tende a quebrar o pelo logo abaixo da pele,o que pode empurrar o pelo para dentro das camadas da pele e interferir no seu caminho de crescimento,explica Mirmirani.

Ainda assim,a cera e a pinça podem causar pelos encravados. O tipo de pelo também desempenha um papel,pontua a Delila P. Foulad,dermatologista da U.C.L.A. Health.

Uma vez que o pelo começa a crescer novamente,pode curvar-se para dentro e penetrar na pele,ou pode emergir e depois enrolar de volta,disse Mirmirani. A ação pode causar inflamação e caroços que podem gerar coceira ou dores,acrescenta.

Quanto mais rente for a depilação,maior a probabilidade de o pelo encravar,já que pode ficar preso sob a pele,segundo Foulad. Pessoas com pelos encaracolados ou grossos são as mais afetadas,identifica.

Saiba o limite saudável: Essa quantidade diária de café pode causar doenças cardíacas

Os caroços também são mais comuns se regularmente depilar com lâmina ou usar cera antes do crescimento completo dos pelos,disse Houshmand.

Como devo tratá-los?

Pode ser tentador espremer os caroços ou tentar retirar o pelo preso,alerta Foulad,mas isso pode aumentar o risco de inflamação,cicatrização ou infecção.

– Você não deve puxar o pelo – disse.

A maior parte dos casos geralmente se resolve sozinha em cerca de uma semana,explica Bieber,então geralmente é melhor deixar os pelos encravados em paz.

Todavia,se os caroços estiverem doloridos ou coçando,pode tentar aplicar uma compressa morna (como um pano úmido) ou um creme de cortisona tópico,à venda sem receita,por alguns dias até que a inflamação diminua,sugere Mirmirani.

Para acelerar a cicatrização,Foulad recomenda usar um sabonete com peróxido de benzoíla,que tem propriedades antibacterianas,ou esfoliantes químicos,como limpadores ou soros com ácido glicólico ou salicílico,para ajudar a abrir os poros e permitir que o pelo apareça naturalmente.

Derivado do esperma de salmão: Academia de Medicina alerta sobre uso estético indevido do PDRN

Evite esfregar os caroços de pelos encravados — com buchas ou sabonetes esfoliantes,por exemplo. O movimento pode irritar a pele e piorar a situação,de acordo com Bieber.

Posso prevenir pelos encravados?

A única maneira de prevenir verdadeiramente os pelos encravados é parar de fazer depilação com lâminas,ceras pinças,mas,nem sempre,isso é realista,disse Mirmirani.

Se possível,deixe os pelos crescerem o máximo possível e espere que quaisquer pelos encravados existentes cicatrizem antes de depilar. Outra sugestão de Bieber é usar um método alternativo de remoção de pelos.

Limpe a pele antes da remoção de pelos e sempre use ferramentas limpas,como lâminas ou pinças,para evitar introduzir germes na pele,detalha Foulad. Passe os objetos pela água morna para remover o excesso de pelos após cada uso e desinfete regularmente as pinças com álcool isopropílico. Trocar as lâminas com frequência também ajuda,sugere Bieber.

Ao depilar,evite lâminas múltiplas,que cortam o pelo muito próximo à pele,ou escolha um produto que permita ajustar as lâminas para evitar um corte rente,disse Houshmand.

Use creme de barbear para reduzir o atrito e faça a depilação no sentido dos pelos — e não contra,segundo Foulad.

– Enxágue sua lâmina após cada passagem. E evite puxar a pele ao depilar,pinçar ou usar cera.

Após a remoção de pelos,aplique um sérum ou hidratante contendo ácido salicílico,glicólico ou láctico para ajudar a acalmar e esfoliar a pele e potencialmente prevenir o desenvolvimento de pelos encravados,recomenda Houshmand.

Quando devo procurar ajuda?

Se os caroços de pelos encravados se tornarem mais vermelhos ou dolorosos,estiverem quentes ao toque ou desenvolverem mais pus,isso pode sinalizar uma infecção,avalia Bieber. Consulte um profissional de saúde,que pode tratar os caroços com um esteroide tópico ou antibiótico.

Síndrome de Stendhal: Conheça a condição que deixa pessoas abaladas diante de obras de arte

Também consulte um dermatologista se sua rotina de remoção de pelos faciais ou corporais estiver causando regularmente pelos encravados que são incômodos,disse Mirmirani. Médicos podem prescrever medicamentos,como retinoides ou esteroides tópicos,que podem reduzir o risco de desenvolver pelos encravados no futuro.

Especialistas também podem recomendar métodos alternativos de remoção de pelos,como cremes depilatórios,que dissolvem os pelos e têm menor probabilidade de causar os caroços,disse Foulad.

Outras opções incluem depilação a laser ou eletrólise,mais permanentes. O crescimento ocasional é possível com esses dois últimos métodos,detalha Mirmirani. Geralmente,o pelo geralmente cresce mais fino e,em raras ocasiões,causa pelos encravados.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020Turismo e Hotelaria      Contate-nos   SiteMap