2024-09-04 HaiPress
Instituto Tamo Junto Rocinha. Crianças da organização vão receber livros e brinquedos arrecadados no Fashion Mall — Foto: Divulgação
GERADO EM: 04/09/2024 - 05:04
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O Fashion Mall está lançando uma campanha de arrecadação de livros infantis e brinquedos para tornar mais feliz o Dia da Criança dos pequenos atendidos pelo Instituto Tamo Junto Rocinha (@tmjrocinha).
Na contramão das livrarias: sebos ganham força com preciosidades no acervo,eventos culturais e bom papoCartões-postais além do turismo: De casamentos a aulas de ioga,Cristo e Pão de Açúcar têm agenda cheia
E esta alegria pode chegar até depois do 12 de outubro,já que a iniciativa começou na última segunda-feira (2) e vai até o fim do próximo mês. As doações,de itens novos ou em perfeito estado de conservação,devem ser deixadas nas caixas coletoras instaladas nos piso L1,ao lado da Creative Brazil; e L2,em frente ao Fashion Prime,no horário de funcionamento do shopping.
O Tamo Junto Rocinha faz ações na comunidade desde 2014 e é parceiro do Fashion Mall há dois anos,como destaca Davison Coutinho,cofundador e diretor da organização:
— A Rocinha desempenha um papel crucial em São Conrado,e vice-versa. Essa relação de reciprocidade se reflete em diversas áreas,e o Fashion Mall busca incorporar essa parceria por meio de iniciativas conjuntas com a nossa instituição.
Foram jovens moradores da Rocinha quem fundaram a organização social,com o objetivo de auxiliar na promoção da saúde integral da comunidade. Os esforços são concentrados na melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Um dos projetos do instituto que merecem destaque é o Rocinha + Sustentável,no qual jovens e catadores da comunidade buscam colaborar com o meio ambiente na favela para tentar mitigar o impacto da falta de saneamento na saúde dos moradores.
Outra iniciativa é o Jovens Profissionais do Audiovisual,que teve parceria da Secretaria municipal de Cultura. Nela,os moradores foram estimulados a produzir um documentário que abordou temas como saúde mental,desafios e a cultura e o esporte como recursos fundamentais para lidar com os problemas. A ação rendeu ao instituto,por meio da Fiocruz,a certificação e o diploma de Direitos Humanos e a homenagem Maria Carolina de Jesus de Direitos Humanos.
Durante a pandemia,a organização distribuiu cestas básicas para os moradores e divulgou um almanaque com atividades educativas sobre saúde e higiene,que abordava ainda a importância da vacinação