2024-09-17 HaiPress
Previsão do Inmet para terça-feira — Foto: Reprodução
GERADO EM: 17/09/2024 - 00:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Após período de muito calor em grande parte do país,o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva para esta semana em todas as regiões do Brasil. A previsão de "muitas nuvens com chuva isoladas" é valido para estados como Rio de Janeiro,Espírito Santo e Mato Grosso. Em São Paulo,o instituto alerta para acumulados de chuva.
Queimadas: Gás sem cheiro e com malefícios à saúde se espalha na atmosfera em 'níveis altíssimos',aponta MetSulEntenda: Amazônia se torna o maior emissor de gases de efeito estufa do planeta
Alerta do Inmet — Foto: Reprodução
Para esta terça-feira,o Inmet prevê acumulados de chuva,com "perigo potencial". O aviso indica precipitações até 50 mm/dia e é válido até a manhã desta terça. Na capital paulista,a temperatura máxima deve ficar em 19°C,e a mínima em 12°C.
Já no Rio de Janeiro,a previsão é de "muitas nuvens com chuvas isoladas". A máxima será de 23°C e a mínima de 18°C.
Também devem enfrentar chuvas as cidades de Rio Branco,Porto Velho,Macapá,Belém,Cuiabá e Vitória. A previsão para as outras capitais no país é de nuvens para esta terça.
Essa tendência pode ser explicada devido ao auge da estação seca no Brasil se dar em agosto e no começo do mês de setembro,segundo o MetSul. Por outro lado,na segunda metade deste mês,historicamente,a chuva começa lentamente a retornar para as áreas secas do Centro do Brasil,que vêm sofrendo com queimadas.
A empresa de meteorologia indica que deve chover nos próximos 15 dias em pontos do Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,São Paulo,Rio de Janeiro,Minas Gerais e Espírito Santo. Entretanto,as precipitações em muitas áreas "devem ser mal distribuídas e em baixo volume". A maior concentração de precipitações,por sua vez,deve ocorrer na região Sul.
O MetSul mostra que a segunda metade de setembro deve ser menos quente do que os primeiros dias do mês em algumas áreas,porém,o padrão de temperaturas muito acima do anormal para esta época do ano deve atingir o Centro-Oeste,Sudeste e norte da região Sul.
Assim como na primeira quinzena do mês,o Centro-Oeste do país vai registrar máximas acima de 40ºC. Um fenômeno semelhante é observado na região Sudeste do país.
"O Mato Grosso do Sul,o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo seguirão com o padrão de temperaturas muito altas e bastante acima da média no período,com um grande número de tardes apresentando máximas próximas ou acima dos 40ºC",prevê o MetSul.
Na cidade de São Paulo,embora seja previsto um "número maior de tardes com marcas agradáveis na comparação com a primeira metade do mês",também são previstos dias com calor forte a intenso até o fim do mês.
A empresa meteorológica considera haver uma "elevada probabilidade de que várias localidades do Centro-Oeste,do Sul e do Sudeste do Brasil terminem o mês como o setembro mais quente já observado desde o começo das medições".