2024-11-12 HaiPress
Pix - pagamento por aproximação — Foto: Beatriz Orle/Agência O Globo
GERADO EM: 11/11/2024 - 18:47
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A economia digital já dá mostras de seus benefícios no Brasil,com a população adotando rapidamente o sistema de pagamentos instantâneos Pix e o comércio eletrônico. O Brasil é o quarto maior consumidor de aplicativos no mundo,terceiro país que mais usa redes sociais e ostenta bons números quando o assunto é conectividade. No entanto é preciso avançar.
Mercado: Ministério do Trabalho defende discussão do fim da escala 6x1 em convenção e acordos coletivos
Enquanto existe parcela significativa da população com acesso à tecnologia,outros milhares de brasileiros ainda vivem uma realidade desconectada. É nesse contexto que surge um assunto de fundamental importância: a economia digital,tema discutido no G20,realizado neste ano no Brasil.
Assassinato: Morto em Guarulhos detalhou sequestro por membros do PCC
É uma oportunidade única,em que representantes das maiores economias do planeta debatem sobre como implementar políticas que permitam,por meio do ambiente digital,fazer com que haja uma efetiva via para o crescimento econômico. Com conectividade de qualidade e cada vez mais acessível,abre-se um mundo de possibilidades que proporcionará uma vida mais próspera. O futuro é hoje. O amanhã é agora.
O Ministério das Comunicações liderou neste ano o Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20,com a participação de todos os países do grupo,também integrado pelos ministérios das Relações Exteriores; da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; da Ciência,Tecnologia e Inovação; e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Discutimos como chegar a consensos internacionais em temas como inclusão digital; conectividade universal e significativa; governo digital; integridade da informação e confiança no ambiente digital; e inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável. Nossas conclusões serão levadas à Cúpula dos Líderes do G20,realizada no Rio de Janeiro.
Uma delas propõe que o acesso básico à internet não custe mais que 2% da renda mensal dos 40% mais pobres e que a exclusão digital de gênero seja reduzida pela metade até 2030. Esse é um desafio de todas as nações,e o Brasil apresenta suas ações para trocar experiências e chegar a novas políticas públicas. O desafio é oferecer a todos os brasileiros um acesso à internet que possa proporcionar os benefícios da transformação digital.
Diversos programas do Ministério das Comunicações vêm sendo executados para levar conectividade,principalmente a regiões onde há maior necessidade de expansão ou aprimoramento da infraestrutura de telecomunicações,com atenção especial ao Norte e ao Nordeste,regiões com maior número de “desconectados”.
O programa Norte Conectado viabilizará oito infovias,chamadas “estradas digitais”,para levar internet de alta velocidade por meio de 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica por debaixo das águas de rios amazônicos. No total,elas conectarão 59 municípios. Com investimentos que chegam a R$ 1,3 bilhão,beneficiarão mais de 10 milhões de pessoas,num dos maiores projetos de conectividade do mundo.
Outro projeto prioritário é a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas,que até 2026 garantirá internet e conexão wi-fi para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de ensino básico.
A economia digital demonstra seu poder transformador na economia brasileira,visível nas máquinas conectadas e nos sensores digitais usados na agropecuária,nos veículos autônomos,nas grandes minas de minério de ferro,na automação das plataformas de petróleo e na indústria de precisão,apenas para citar alguns exemplos.
Tudo isso demonstra o enorme potencial de crescimento econômico que a economia digital pode trazer. Trabalhamos para que os benefícios dessa transformação incluam todos,sem deixar ninguém para trás.
*Juscelino Filho é ministro das Comunicações