2024-12-01 HaiPress
Aviso de alerta pela Defesa Civil no celular — Foto: Simulação
GERADO EM: 30/11/2024 - 19:24
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A Defesa Civil envia,neste domingo,um alerta sonoro para o celular de todos os moradores de Belo Horizonte (MG). O alarme virá junto com um comunicado de demonstração sobre o novo sistema de alerta de emergência. O aviso de emergência se sobrepõe a qualquer aplicativo que esteja sendo usado.
Então é Natal! Belo Horizonte retoma iluminação especial e leva casa do Papai Noel ao Palácio da LiberdadePrefeito reeleito: Fuad recebe alta após cinco dias internado
A ferramenta foi criada em parceria com a Anatel e a Defesa Civil. O alarme é ativado via rede de telefonia celular e será ativado para prevenir que as pessoas que morem em determinadas localidades sejam vítimas de deslizamentos ou alagamentos,e indiquem procurar um local seguro.
O alarme será disponibilizado para todos os municípios das regiões Sul e Sudeste até o final deste ano. A nacionalização do projeto está prevista para 2025.
No sábado,moradores de 36 cidades do Rio Grande do Sul receberam o alerta,que ainda está em fase de testes. No estado,que foi castigado pelas chuvas neste ano,o sistema começa a funcionar de vez a partir do dia 4 de dezembro.
O alarme foi realizado,ainda em fase de testes,em agosto de 2024,com o envio de alertas de demonstração para 11 municípios das regiões Sul e Sudeste. Os alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales (RS),Muçum (RS),Blumenau (SC),Gaspar (SC),Morretes (PR),União da Vitória (PR),São Sebastião (SP),Cachoeiro de Itapemirim (ES),Indianópolis (MG),Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Um mês após o início do projeto,grande parte da população das 11 cidades aprovou o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional. Em pesquisa realizada nos municípios,87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva,informou a Anatel.
Webstories