2024-12-04 HaiPress
Como será tirada a selfie no espaço — Foto: Reprodução
GERADO EM: 03/12/2024 - 10:16
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O ex-engenheiro da Nasa e Youtuber multimilionário Mark Rober anunciou uma nova empreitada espacial em sua carreira. Ele vai lançar um satélite,em parceria com o Google e a operadora T-Mobile,para que seus seguidores tirem selfies diretamente do espaço,com o planeta Terra aparecendo ao fundo.
Leia mais: Japão anuncia projeto de combate com IA à pirataria de animes e mangásVeja também: EUA ampliam veto a exportações de chips para China para minar indústria de semicondutores do país
Rober é conhecido no YouTube por vídeos criativos,como os que ele desenvolve do zero equipamentos para combater ladrões de encomendas,cria a maior pistola de água do mundo ou desenvolve um percurso de obstáculos para esquilos. Mas,agora,o youtuber elevou o investimento e a inovação para construir e lançar um satélite como “pessoa física”.
Youtuber Mark Rober — Foto: Reprodução
A ideia é que qualquer pessoa possa tirar uma selfie,a partir do espaço,com a sua localização geográfica em plano de fundo. Se o participante disser onde mora ao enviar sua foto,quando o satélite passar por cima dessa localização a selfie será tirada. A pessoa recebe uma notificação para saber exatamente quando a foto vai ser tirada.
Em um vídeo no Youtube,o produtor de conteúdo detalhou todo o processo de pesquisa,desenvolvimento e construção do satélite. O equipamento é baseado nos CubeSats,um tipo de nanosatélite projetado com um formato padronizado,compacto e de baixo custo. Ele é composto por módulos cúbicos de 10x10x10 cm,chamados de "unidades",que podem ser combinados para formar satélites maiores.
Apesar do tamanho reduzido,os CubeSats podem desempenhar funções complexas graças à miniaturização de componentes. No caso de Rober,além dos instrumentos de navegação,localização e comunicação,o satélite conta com dois celulares Google Pixel e duas câmeras que são abertas no espaço.
O satélite deverá ser lançado pela SpaceX em janeiro de 2025 (a bordo da missão Transporter 12),e deverá começar a tirar fotografias selfie alguns meses depois.
Como funciona o satélite — Foto: Reprodução
Apesar de anunciada como uma experiência gratuita,os seguidores de Rober precisam ser assinantes do CrunchLabs,empresa criada pelo youtuber que se dedica a projetos educacionais e de entretenimento que combinam ciência,engenharia e criatividade para inspirar crianças e adultos a aprenderem de forma divertida. A CrunchLabs é conhecida principalmente por sua assinatura de kits de construção mensais para crianças.
As assinaturas da CrunchLabs geralmente custam entre 25 e 80 dólares,o que equivale a aproximadamente R$ 125 a R$ 400,dependendo da cotação do dólar e da opção de assinatura escolhida.
Clientes da T-Mobile nos Estados Unidos também podem obter um código gratuito através do aplicativo da empresa,assim como os donos de um Google Pixel. Os códigos podem ser resgatados a partir de 3 de dezembro em spaceselfie.com.
Após a validação,o participante será direcionado para fazer o upload da sua selfie e,posteriormente,será avisado quando a sua selfie será tirada.