2024-12-18 HaiPress
Exercício na esteira — Foto: Freepik.com
GERADO EM: 17/12/2024 - 19:17
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Me deparei com a seguinte mensagem: “Vi um documentário na internet que dizia que frequentar academia menos de três vezes na semana pode ser um risco para o coração,pois cai na mesma questão dos atletas de fim de semana,que se exercitam apenas aos sábados e domingos. Estou fazendo academia duas vezes na semana durante uma hora por dia,exercícios aeróbicos e musculação,posso estar correndo este risco?”.
Socorro! Fazer academia duas vezes na semana é muito bom! Ainda é muito acima da média que os brasileiros estão acostumados. Se é essa a sua disponibilidade de tempo,siga assim. Duas é melhor que uma,que é melhor que zero.
Claro que uma pessoa que frequenta academia duas vezes por semana tem que saber que os exercícios não podem ser de altíssima intensidade. O problema do atleta de fim de semana,é que ele passa a semana sentado no sofá e no dia da pelada,sem nem aquecer,quer dar um tiro de 50 metros de corrida para chegar na bola.
Vamos aos fatos: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),cerca de 52% dos brasileiros são sedentários. E ser sedentário não é ir para academia. Ser sedentário é passar a maior parte do tempo sentado ou deitado,sem cumprir,pelo menos,uma distância de cerca de sete quilômetros caminhando ou dar 10 mil passos por dia.
Como nosso corpo reconhece o movimento físico,não importa se ele for feito dentro da academia ou em uma faxina em casa,em uma caminhada no parque ou ao subir as escadas do prédio. Assim,você pode imaginar que 52% das pessoas praticamente não se mexem durante o dia inteiro.
Quarta maior causa de morte no mundo,o sedentarismo só depende da nossa vontade consciente de levantar e se mexer. Um corpo que não recebe estímulo de movimento físico é um corpo potencialmente doente. Isso significa dizer que todos os problemas de saúde crônicos,não transmissíveis e evitáveis podem ser minimizados com um certo nível de movimento físico diário.
E vocês ainda acham que duas vezes por semana é pouco? Ok,preciso dizer: três seria melhor,e cinco seria maravilhoso. Meu conselho para pessoas que dividem o tempo de atividades físicas dessa forma (o que dá em média 2 horas por semana) é fazer esses 120 minutos divididos por 4 ou 5,ficando com cerca de 30 minutos de malhação diária. Parece meio absurdo,e vocês vão pensar: “não dá tempo nem de começar a suar!” Olha,eu digo que dá! Dá pra “morrer” de tanto malhar! Além disso,a repetição e a regularidade é muito importante pra saúde. E é um fator essencial para mudança de hábitos.
Malhar a cada três dias,é mais penoso. É como se cada ida à academia fosse um recomeço. Mas,se é isso o que pode ser feito,maravilha! Nem pensar em achar que isso é mais perigoso do que não fazer nada!
Minha dica para aqueles que só conseguem malhar duas vezes por semana,é que se mantenham ativos durante os dias,procurando sair do automático e mandar a preguiça embora. Ao perceber que há oportunidade para andar,para subir escada,até mesmo para fazer um pequeno alongamento durante o dia,faça.
Fácil não é,mas tente sempre combinar alguma outra ação ou algum gatilho para se mexer. Por exemplo,garrafa de água na mesa do trabalho,não pode ser de 2 litros,não. Tem que ter até 800 ml,para que a água acabe mais rápido e você tenha que levantar e reabastecer. Ah,beber bastante água também vai fazer você levantar para ir ao banheiro mais vezes. E de quebra,é espetacular pra saúde,se manter hidratado.
Outro gatilho é estacionar o carro mais longe do destino final,ou sair uma estação de metrô ou ônibus antes. E aqueles dias de folga,em casa no sofazão,maratonando série? Celular tem que estar longe. O toque do telefone vai fazer você levantar de vez em quando.
O simples de fato de ficar de pé,de levantar,já aumenta a contração muscular e melhora,em poucos minutos,o retorno venoso,a circulação do sangue,a captação de glicose,o gasto calórico e a saúde do coração.