2025-02-06 IDOPRESS
Queda de teto de igreja histórica de Salvador deixou uma pessoa morta — Foto: Reprodução
GERADO EM: 05/02/2025 - 18:48
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Imagens divulgadas pela Prefeitura de Salvador mostram o interior da Igreja de São Francisco de Assis,localizada no centro histórico da capital,na qual o desabamento de parte do teto causou a morte de uma turista de São Paulo. Segundo a Polícia Civil,que investiga o caso,outras cinco pessoas tiveram ferimentos leves.
Leia mais: Veja antes e depois de teto de igreja que desabou no Centro Histórico de SalvadorBrasil: Governador da Bahia e prefeito de Salvador lamentam queda de teto de igreja no centro histórico da capital
Veja interior de igreja com teto desabado em Salvador
Segundo o perfil da Igreja de São Francisco de Assis no Instagram,o forro do teto foi feito "por volta dos anos 1736 e 1738 em caixotes de madeira com formas octogonais,hexagonais irregulares e estrelas de oito pontas". As pinturas,explica ainda a postagem,foram consideradas como anônimas por muito tempo. Em 1988,o frei Fidélis atribuiu a obra aos artistas José Pinhão de Matos (as estrelas) e Antônio Simões Ribeiro (os quadros octogonais).
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá investigar o caso. Segundo as autoridades,o acidente matou a turista Giulia Panchoni Righetto,de 26 anos,de Ribeirão Preto. Os demais feridos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte. "Guias foram expedidas para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os laudos periciais serão essenciais para esclarecer as causas do acidente",disse a Polícia Civil em nota.
A área foi isolada por policiais militares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta socorro às vítimas. Conhecida como "igreja de ouro",o prédio,que tem o seu interior revestido com o metal,foi erguido no século 18 e é considerado uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.
"Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente,alguma parte dessa cobertura se rompeu e,com o peso desse espaço superior do teto,a madeira veio abaixo,com sobrepeso",afirmou Sósthenes Macedo,coordenador da Defesa Civil de Salvador.
A igreja é um dos pontos turísticos mais procurados do Centro Histórico da capital baiana. Segundo o Corpo de Bombeiros,a queda do teto aconteceu em um momento de pouco fluxo no interior da igreja.