Casa modelo de negócio Produtos de Tecnologia Jogo ao vivo Hotéis próximos Notícias de atualidades diretriz de viagem Entretenimento Moda Vida Carro Educação Imobiliária Finanças Inteligente Pai-filho Saúde Educação Física Comida

De hino gospel da anistia a camisa vermelha da seleção: Zema cresce nas redes com aposta na polarização

2025-05-07 HaiPress

Zema em vídeo pela anistia do 8 de Janeiro — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/05/2025 - 03:30

Romeu Zema usa IA e polarização para impulsionar candidatura à Presidência 2026

Romeu Zema,governador de Minas Gerais,tem intensificado sua presença nas redes sociais com uma estratégia de polarização e uso de inteligência artificial. Considerado possível candidato à Presidência em 2026,Zema conquistou mais de 62 mil seguidores no último mês. Seus vídeos polêmicos,como o protesto contra a camisa vermelha da seleção e críticas ao INSS,ganharam milhões de visualizações,evidenciando seu crescente destaque na direita política.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Cotado como possível candidato à Presidência em 2026,o governador de Minas Gerais,Romeu Zema (Novo),tem intensificado sua presença digital com uma estratégia focada em temas de apelo nacional e forte carga simbólica. Apostando na polarização e no uso de tecnologia — incluindo inteligência artificial —,Zema tem conseguido se manter entre os principais nomes da direita nas redes sociais.

'Maior escândalo da história': Nikolas volta à estética de vídeo sobre o Pix e 'envelhece' ao tratar de fraude no INSSApós PDT da Câmara desembarcar da base: Partido no Senado anuncia que mantém apoio a Lula

A guinada na comunicação ficou evidente nos últimos meses. De postagens sobre queijos e cafés mineiros,Zema passou a fazer vídeos de maior apelo político. Do final de março ao início de maio,sua atuação digital ganhou destaque.

Na última semana,dois episódios exemplificam esse novo perfil. Na terça-feira,em meio à repercussão negativa da camisa vermelha que será lançada como uniforme alternativo da seleção brasileira,Zema publicou um vídeo em que joga a peça no lixo em tom de protesto. O conteúdo viralizou e ultrapassou a marca de seis milhões de visualizações,tornando-se o de maior engajamento entre políticos.

Dois dias depois,no feriado de 1º de Maio,o governador voltou a provocar polêmica ao afirmar que o Dia do Trabalho seria,neste ano,uma data de luto — fazendo referência às fraudes bilionárias no INSS. A publicação atingiu mais de um milhão de visualizações.

Os conteúdos ajudaram seu perfil a crescer. De acordo com a plataforma Social Blade,Zema ganhou mais de 62 mil novos seguidores apenas no último mês. Um levantamento da consultoria Bites,feito a pedido do GLOBO,identificou que,nos últimos 30 dias,ele teve um aumento de 60% em suas interações no Instagram,alcançando 2,3 milhões de pessoas. O destaque do período foi o post da camisa vermelha,que proporcionou 509 mil curtidas e 35 mil novos seguidores.

O desempenho atual contrasta com as postagens anteriores,que tinham um alcance entre 100 e 200 mil visualizações e eram voltadas à gestão estadual.

Em fevereiro,o mineiro promoveu uma mudança em sua comunicação pessoal.

Zema contratou o marqueteiro Renato Pereira,que já trabalhou com os ex-governadores Aécio Neves,de Minas,e Sérgio Cabral,do Rio.

Um dos casos mais emblemáticos foi o vídeo em que Zema lança um hino gospel sobre a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A peça,criada com apoio de IA,traz versos como: "Está na hora da gente escolher que Brasil vai prevalecer. Se é o Brasil onde o justo é punido e o povo é protegido,se é o país onde bandido é solto e o rival vai preso com medo do voto." O conteúdo foi alvo de representação no Ministério Público Eleitoral,sob acusação de propaganda extemporânea.

Adversários 'pop'

Enquanto Zema aposta em vídeos mais sérios,outros possíveis presidenciáveis adotam estilos mais descontraídos nas redes sociais. Em São Paulo,o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem usado um tom mais leve nas redes,com memes e referências à cultura pop. Em uma publicação recente,por exemplo,comparou o martelo do pregão da Bolsa de Valores ao de Thor,super-herói da Marvel.

Apesar de insistir publicamente que disputará a reeleição em 2026,Tarcísio é o mais cotado para herdar o espólio político de Jair Bolsonaro,que,apesar de inelegível,insiste em registrar candidatura para presidente no ano que vem.

No Paraná,o governador Ratinho Júnior (PSD) também vem construindo sua imagem nacional de maneira gradual. No último domingo,aproveitou o "Star Wars Day" para publicar uma montagem segurando um sabre de luz,mirando o público mais jovem. Ratinho já manifestou desejo de disputar o Palácio do Planalto.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020Turismo e Hotelaria      Contate-nos   SiteMap