Casa modelo de negócio Produtos de Tecnologia Jogo ao vivo Hotéis próximos Notícias de atualidades diretriz de viagem Entretenimento Moda Vida Carro Educação Imobiliária Finanças Inteligente Pai-filho Saúde Educação Física Comida

Não gozei férias até à data obrigatória. E agora? Pagam-me ou perco-as?

2024-08-02 HaiPress

"O direito a férias remuneradas é uma das maiores conquistas laborais,tendo a sua consagração legal ocorrido apenas no pós 25 de abril. Atualmente,os trabalhadores têm direito,no mínimo,a 22 dias úteis de férias,os quais se vencem a 1 de janeiro e devem ser gozadas até dia 30 de dezembro do ano em que se vencem,podendo,excecionalmente,ser gozadas até 30 de abril do ano seguinte,por acordo entre trabalhador e empregador,ou sempre que o trabalhador pretenda gozar as suas férias com familiar residente no estrangeiro. 

 

O direito a férias é irrenunciável e não pode ser substituído por qualquer tipo de compensação,económica ou de outro tipo,uma vez que as férias devem proporcionar ao trabalhador condições para uma recuperação física e psíquica,de disponibilidade pessoal,integração na vida familiar e participação social e cultural. 

Caso o trabalhador não consiga gozar em plenitude as suas férias,devido a conduta culposa do empregador,tem direito a compensação no valor do triplo da retribuição correspondente ao período que ficou por gozar. 

Por sua vez,se o trabalhador ficar impossibilitado total ou parcialmente de gozar a totalidade das suas férias,por motivo emergente do trabalhador,tem direito à retribuição correspondente ao período de férias não gozadas. Assim,o trabalhador pode,em alternativa,gozar as férias do ano transato até ao dia 30 de abril do ano seguinte ou receber a retribuição correspondente."

_________________________________________________________________________________________________

A publicação da rubrica 'Trabalho e impostos (des)complicados' é quinzenal. Faça também parte dela. Envie as suas dúvidas,questões ou sugestões de temas para o endereço de e-mail economia@noticiasaominuto.com.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020Turismo e Hotelaria      Contate-nos   SiteMap