2024-09-05 HaiPress
Termo,em inglês,é inspirado na expressão catfishing,usada para identidades falsas em apps de relacionamento — Foto: Shutterstock
GERADO EM: 05/09/2024 - 04:31
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Numa célebre cena do documentário “Vinicius”,Chico Buarque cai na gargalhada ao relembrar um papo sobre reencarnação com Vinicius de Moraes. O poeta morto em 1980 e homenageado no longa de Miguel Faria Jr. teria dito que gostaria de voltar à Terra,numa segunda oportunidade,exatamente como havia nascido,mas com uma sutil — ou nem tanto — diferença: “O pau um pouquinho maior”.
Inseminação caseira: Grupos nas redes sociais impulsionam a prática no BrasilClima: Mulheres abrem mão da maternidade por temer o colapso do planetaSaúde: Falta de foco é fenômeno que aumenta com excesso de estímulos e telas
A sinceridade debochada do carioca está longe de ser praxe entre os homens. Tanto que,nos últimos meses,pessoas de diferentes partes do mundo começaram a levantar,em meio a memes e relatos nas redes,a hashtag “#cockfishing”. Uma expressão em inglês criada para denunciar como alguns pretendentes andam fazendo propaganda enganosa dos seus... “dotes”.
Antes de prosseguir,uma pausa para compreender o termo: é uma referência a catfishing,palavra criada para designar pessoas que adotam identidades falsas em aplicativos de relacionamento. Uma combinação de cat (gato) com fishing (pesca),para sugerir que alguém está “pescando” vítimas com uma isca falsa. “Cock”,por sua vez,é uma gíria,também em inglês,para pênis. Logo,sabemos do que se trata a tal “isca falsa” nos casos de cockfishing.
A designer de moda Anna Barcellos,de 21 anos,já viu este filme algumas vezes. “Os meninos sempre aumentam. É como se todos fossem estratosféricos,capazes de proporcionar a melhor experiência da nossa vida”,ironiza. “Certa vez,além de mentir o tamanho,um cara pegou fotos na internet e usou como se fossem dele.”
Comportamento: Assédio e abuso entre homens gays levantam debates nas redes'Brainrot': Conheça distúrbio causado por excesso de conteúdo fútil na internetCinema: Polêmica dos grupos de apoio formados só por mulheres acusados de ser pirâmide financeira vira filme
Embora consiga dar risadas,Anna considera a postura lamentável. Afinal,em muitos casos,o flerte que parece promissor vai por água abaixo. “Tomara que o termo se popularize,e as pessoas fiquem alertas”,diz. Ela narra,ainda,o caso de outro rapaz,que mandava fotos de sunga em poses que sugeriam um bom recheio por dentro da indumentária. “Mas era minúsculo! Fiquei sem saber o que dizer. Depois,dei um perdido. Tem uns caras que postam fotos na praia ou usando short de futebol,mas é só uma sombra.”
Para os adeptos dos nudes,uma dica: a galera mais safa já sabe que determinados ângulos valorizam o passe. Quem faz o alerta é a produtora Mila Chaseliov,de 42 anos. “Quando eles se fotografam sentados,com a câmera apontada de baixo para cima,fica enorme”,denuncia,minimizando a preocupação com o tamanho. “Tem uma média do brasileiro à qual já estamos acostumadas. Vez ou outra que você dá sorte (risos). E são outras as habilidades que queremos julgar. Vale mais o conjunto da obra mesmo.”
O cockfishing é também uma reclamação entre homens gays,como acrescenta o estudante de design Julio Magalhães,de 21 anos. “Já aconteceu de me mandarem fotos que não correspondiam à realidade”,relata. “Nem me importo tanto com o tamanho. O pior é não se esforçarem em encontrar outras formas de explorar o prazer.”
Julio considera importante,ainda assim,refletir sobre o que está por trás dessa obsessão. Afinal,os meninos são educados dentro de uma lógica em que o tamanho do pênis é um dos principais trunfos de um homem. “Eu mesmo já me preocupei muito,mas desencanei”,afirma. “Cada corpo é singular. Se perder tempo com isso,não vou conseguir me relacionar.”
Relacionamento: Você sabe o que é 'não-monogamia ética'? Especialistas explicamRetrô: Colecionadores de brinquedos antigos montam verdadeiros acervos em suas casas e fazem sucesso nas redesPerfil: Puma Camillê faz sucesso no mundo inteiro ao unir capoeira e voguing
Uma realidade observada nos consultórios. Segundo o médico Eduardo Bertero,membro do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia,muitos pacientes têm dificuldade de se relacionar sexualmente por conta dessa insegurança. E,não raro,ele observa,isso está relacionado com o consumo da pornografia,em que os atores são escolhidos pelo tamanho dos pênis. “Sempre falo que é como assistir aos jogadores da NBA. Eles estão lá justamente porque são mais altos do que o comum. Ou seja,não servem como parâmetro.”
Já o médico e sexólogo Amaury Mendes Jr. acrescenta que a lógica das redes e dos aplicativos deram importância extra à aparência,o que deixa os homens ainda mais encanados. “No caso dos heterossexuais,ele se esquecem de que o prazer da mulher ocorre no terço externo da vagina. Basta a penetração da glande para que isso ocorra.”
De todo modo,ele lembra,deturpar o tamanho só vai piorar as coisas. “O rapaz sabe que está mentindo,e isso pode gerar uma disfunção erétil. A pessoa que não acredita no seu potencial erótico tem uma dificuldade social grande. Por fim,ainda nos serve a máxima de que mais vale um pequeno alegre do que um grande bobão.”