2024-09-13 HaiPress
"Efetivamente,o Instituto da Segurança Social (ISS) tem-se deparado com situações relacionadas com o envio de SMS fraudulentos,que não ocorrem relativamente ao sistema da segurança social,mas junto dos cidadãos,pelo que tem emitido alertas de segurança sobre este assunto no portal e redes sociais",adianta o instututo liderado por Octávio Félix de Oliveira,em resposta a questões colocadas pela agência Lusa.
A Lusa tem conhecimento de que nos últimos dias têm circulado uma nova mensagem fraudulenta relacionada com uma suposta liquidação de dívida,na qual se pode ler o seguinte: "Termina hoje o prazo para liquidar o valor em divida à Seg.Social (REF9987) evite a execucao de bens,pague ainda hoje Ent: 11249 Ref: 546580368 Valor: 494,94Euro" [euros].
Questionada pela Lusa sobre esta mensagem,a Segurança Social não confirma se já teve conhecimento da mesma. Não obstante,têm sido recorrentes os alertas publicados pelo instituto sobre tentativas de fraude.
O último alerta foi publicado no 'site' da Segurança Social na segunda-feira e está relacionado com um pedido de pagamento para evitar uma penhora.
"Para além da emissão destes alertas,por norma,o ISS participa este tipo de ocorrências ao Ministério Público",garante ainda fonte oficial da Segurança Social.
Em resposta à Lusa,o instituto reforça ainda o pedido para que os cidadãos confirmem junto dos serviços da Segurança Social sempre que receberem este tipo de SMS,de modo a verificar "a veracidade dos mesmos antes de proceder a qualquer pagamento" e aconselha a "apresentar queixa junto dos órgãos de polícia criminal ou do Ministério Público".